17 de Julho — 21:00h
Anfiteatro Colina de Camões
“Viagem pelo Cancioneiro Alentejano"
VITORINO & JANITA SALOMÉ
com a ORQUESTRA JAZZ DE ESTARREJA
Carlos Azevedo: Maestro


Colecionadora de convidados, a Orquestra de Jazz de Estarreja, tem procurado em nomes fora do panorama jazzístico novas valências para os intervenientes e público afeto. Dois nomes incontornáveis do panorama musical português, Vitorino e Janita Salomé, são os escolhidos fora da caixa, para subir ao palco nesta 14 edição do Festival das Artes QuebraJazz.
Vitorino e Janita Salomé são dos nomes incontornáveis da música tradicional portuguesa, especialmente os sons da região alentejana, na qual são uns dos seus mais dignos embaixadores.
Vitorino marcou presença em alguns momentos chave da Música Popular Portuguesa e foi companheiro de canções e de palco de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho e outros nomes fundamentais da música portuguesa nos últimos 30 anos. Estreou-se nas edições discográficas em 1975 com «Semear salsa ao reginho», o primeiro dos 19 discos que assinou até ao momento. Também compôs diversos temas e bandas sonoras para teatro e televisão e desenvolveu uma carreira paralela de ator.
Janita Salomé estreou-se bastante jovem em aventuras musicais que iriam mais tarde desembocar no seu percurso musical próprio e vincado por uma forte personalidade. Na sequência do 25 de Abril de 74, o mestre José Afonso convida Janita para o acompanhar em palco, proporcionando assim, não só a sua profissionalização enquanto músico, mas também o ponto de partida para a recolha de uma bagagem musical que nasce na música tradicional portuguesa com particular destaque para os sons do Alentejo e se funde com a tradição musical árabe, afinal umbilicalmente ligada à nossa tradição. Janita gravou perto de uma dezena de discos e foi distinguido com prémios tão consagrados como o «Prémio José Afonso» com o disco «Vozes do Sul», entre diversos outros.