26 de Julho — 21:00h

Anfiteatro Colina de Camões | JAZZ

“Remembrance - The Poetry of Emily Brontë”

SEXTETO NELSON CASCAIS

Nelson Cascais: Composição e Contrabaixo
Ricardo Toscano: Saxofone
Cláudio Alves: Voz
Eduardo Cardinho: Vibrafone
Óscar Marcelino da Graça: Piano
João Lopes Pereira: Saxofone

Nelson Cascais, um dos contrabaixistas mais reconhecidos e requisitados da cena jazzística nacional, apresenta o seu sexto disco em nome próprio, Remembrance: The Poetry of Emily Brontë,

Nesta sua última aventura musical inspira-se no universo da escritora inglesa Emily Brontë, famosa pelo seu único romance “Monte dos Vendavais”, mas também autora de uma obra poética considerável. A sua vida foi marcada pela morte da mãe, de duas irmãs e de um irmão, tendo ela própria falecido com apenas 30 anos. Os seus poemas estão, pois, repletos de referências à sensação de perda, algo que se traduz numa luz triste e melancólica que atravessa esta nova obra de Nelson Cascais.
Mas a história da arte mostra repetidamente como é possível descobrir o belo no trágico, isso mesmo transparece igualmente nesta música repleta de diferentes cores e de caminhos inesperados. Nelson Cascais, em excelente companhia de músicos de diversas gerações e sensibilidades, apresenta aquela que é porventura a sua obra mais ousada, onde apesar de manter os traços líricos e formais que lhe são reconhecidos, consegue pintar novas e variadas paisagens.

Para este projeto de 2021, Nelson compôs um conjunto de nove composições originais, baseadas na poesia da escritora vitoriana Emily Brontë e reuniu um grupo de músicos verdadeiramente excepcionais - Ricardo Toscano, Óscar Graça, João Lopes Pereira, Eduardo Cardinho e a voz ímpar de Cláudio Alves, misturando acústica e eletrônica em um cruzamento de múltiplos elementos artísticos.”


Bilhetes