18 de Julho — 21:00h

Anfiteatro Colina de Camões | Jazz

"ENTRE PAREDES"

SEXTETO BERNARDO MOREIRA

Bernardo Moreira: Contrabaixo
Ricardo Dias: Piano
Mário Delgado: Guitarra
Tomás Marques: Saxofone
João Moreira: Trompete
Joel Silva: Bateria

A música é de Carlos Paredes, os arranjos do contrabaixista Bernardo Moreira.
Gravado em Coimbra, no Convento São Francisco, em 2020, "Entre Paredes" é uma emocionante homenagem à música portuguesa com o nome de Carlos Paredes.
19 anos depois de ter lançado "Ao Paredes Confesso” (2002), Bernardo Moreira edita "Entre Paredes" com um sexteto de luxo, e em registo de conclusão, a forma como tem sido ouvinte da obra do guitarrista Carlos Paredes.
"Tive umas incursões pela música popular, pelo fado de Coimbra, e comecei a sentir que a minha maneira de ouvir o Carlos Paredes tinha mudado”, disse Bernardo Moreira, 58 anos, nascido numa família com longa ligação ao jazz.
Esta cidade, onde o contrabaixista tem ligações familiares, e onde Carlos Paredes nasceu a 14 de fevereiro de 1925, está também impregnada no novo disco. "A minha vontade era de escolher músicos todos eles com experiências também na música popular portuguesa e o nosso esforço era ir ao encontro do Carlos Paredes em vez de obrigar o Carlos Paredes a vir ter, na altura, com um sexteto de jazz. Acho que este disco é muito diferente do outro, porque tem esse caminho inverso em que somos nós que vamos para esse território”.
O contrabaixista trabalhou três anos na produção musical do álbum, num processo de escuta renovada, apropriação, despojamento, maturação e arranjos, e com este sexteto de luxo transporta-nos para uma emocionante homenagem a Carlos Paredes, símbolo ímpar da cultura portuguesa e da cidade de Coimbra.


Bilhetes